quarta-feira, 20 de março de 2013

Palestra Gratuita - Hospital Vita


Palestra gratuita

185238_302795_178402_286577_174004_275171_167726_260301_fachada_vita_batel

Palestra gratuita destaca importância da boa higienização das mãos para prevenir doenças
Assunto será abordado no próximo Viver Mais VITA, que acontece dia 23
No próximo sábado (23), a partir das 8h30, acontece mais uma edição do programa Viver Mais VITA – Melhor Idade no Hospital VITA Batel. O encontro, voltado à população com mais de 60 anos, terá como tema a “Prevenção de doenças através da higiene de mãos”. A palestra, que será ministrada pela enfermeira-chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital VITA Curitiba, Vanusa Lucas, é gratuita, mas tem vagas limitadas.
O ato de lavar bem as mãos, embora pareça uma atividade cotidiana comum, pode evitar uma série de doenças e infecções. “Antes e após as refeições, ao usar banheiro, chegando ao trabalho, ao voltar para a casa e todas as vezes que tossir é preciso lavar as mãos, mas lavá-las direito”, alega Vanusa. Os cuidados devem ser redobrados no ambiente hospitalar, principalmente para evitar as infecções hospitalares. “O descuido é uma grande porta de entrada para infecções. As mãos constituem a principal via de transmissão durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra”, enfatiza.
Além de explicar sobre os principais tipos de microrganismos que podem atingir as mãos, a enfermeira também fará uma dinâmica da prática de higiene, com a intenção de ensinar a forma correta para realizar a higienização das mãos, conscientizando os participantes.
Criado em 2009, o Viver Mais VITA – Melhor Idade tem por objetivo promover ações que visam melhorar a saúde e prevenir doenças que afetam a população com mais 60 anos. O encontro inicia com um café da manhã, seguido por palestra e atividades físicas e culturais, com a finalidade de incentivar e aprimorar os hábitos de vida dos idosos.
O programa conta também com o apoio do Laboratório Frischmann Aisengart, o qual oferece exames preventivos gratuitos aos 30 primeiros inscritos na palestra. Informações e inscrições pelo telefone: (41) 3883-8414
MAIS INFORMAÇÕES
Higiene das mãos -A pele das mãos hospeda, principalmente, duas populações de microrganismos: os pertencentes à microbiota residente e à microbiota transitória.
A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, pouco associados às infecções pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.
A microbiota transitória coloniza a camada mais superficial da pele, o que permite sua remoção mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma solução anti-séptica.
Cuidado pessoal -Boas maneiras e hábitos de higiene estão diretamente relacionados à autoestima da pessoa. Se a pessoa não se valoriza, ela não se cuida, e isso pode prejudicar a saúde.
Hábitos simples como a higienização das mãos com água e sabão, cortar as unhas, tomar banho frequentemente, escovar os dentes, limpar e organizar os ambientes e realizar atividades físicas podem auxiliar na prevenção de doenças causadas por microrganismos, como: gripe, resfriados, verminoses, micoses, doenças infecto-contagiosas, estresse, entre outras.
Terceira idade - Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 21 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 7,3% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.
Serviço:
Programa Viver Mais VITA – Melhor Idade
Palestra “Prevenção de doenças através da higiene de mãos”

Data: sábado, 23 de março, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel. Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Entrada Gratuita (vagas limitadas)
Mais informações e inscrições: (41) 3883-8414
www.vivermaisvita.com.br
Matéria: www.blogizazilli.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por suas palavras, continue lendo, comentando e compartilhando!